22/05/2014

O que é liberdade? O que é libertinagem?

Passamos um longo período em nosso país sob um regime militar onde a liberdade era cerceada e a privação no dia a dia da população era muita forte e quase nada era permitido, principalmente nos anos de chumbo. Diante de tanta opressão e privação da liberdade, partidos políticos, estudantes, sindicatos, jornalistas e militantes em geral lutaram pela democratização do país. Em nome da luta pela liberdade, muitos foram mortos, torturados, presos ou exilados. Tudo isso para termos liberdade de expressão e para podermos lutar por nossos direitos dentro de um processo democrático.

No começo dos anos 80, o regime militar dá sinal de sufocamento e a militância pela liberdade, pela redemocratização do país começa a crescer. Depois, há o engrossamento da luta com a campanha das Diretas Já e o Brasil daquele período causava muita euforia pelo sentimento de patriotismo, pois na realidade se acreditada que a liberdade, a democracia já se aproximava da realidade desta imensa nação. O movimento "Diretas Já", tomava conta de todo o país, era impossível conter os brasileiros num grande sentimento de que este país é uma pátria amada. O regime militar perdeu quando foi aprovada na Câmara Federal eleições diretas.

Certo! Ganhamos a liberdade, voltamos a ter o direito de eleger nossos representantes e inclusive o presidente do país, ganhamos o direito da livre expressão e um pouquinho depois, ganhamos uma Constituição Cidadã que nos garante os direitos individuais e coletivos e rege também nossos padrão de direitos. Mas o problema de hoje, é que uma parte da nossa população, principalmente a juventude está usando e abusando da liberdade e o que vemos nas ruas é uma prova muito clara disto. Destruir o patrimônio público, pichar, incendiar, saquear, e, ainda mais, de máscara, é uma grande prova de que está havendo um exagero por parte de muitos que confundem liberdade com libertinagem.

Temos que avançar como nação, não regredir, voltar no tempo, ou mesmo fazer de nosso tempo um tempo de barbárie.

Viva o país no futebol, do carnaval e da constituição federal. Viva o Brasil dos brasileiros que lutam por boas causas, que não se acomodam, que pegam condução, que ralam para garantir sua dignidade e ajudar no avanço desta nação que é lindo por suas caracteristicas geográficas, culturais, naturais, e etc.

Por Lucicláudio Bezerra

ACS, ex-vereador e cidadão pensante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário