Temos uma crise no PSF de Santa Cruz quando o assunto é contratação de médicos. Além da dificuldade de contratar, o município tem dificuldade de manter os médicos atuando em nossa cidade. A situação vem de longa data e tende a durar por muito tempo, pois em nossa cidade, os médicos que estão na ativa ficam sobrecarregados com a grande demanda.
Tem médico em nossa cidade, que, depois de atender seus pacientes, ainda se agarra com um paiol de receitas de remédios controlados (psicotrópicos) que vêm de outros bairros e assina sem nem saber quem é o paciente, o que oferece um risco para sua carreira profissional.
A Prefeitura precisa planejar algo para fixar os médicos na cidade. Uma ação importante já foi feita, que foi melhorar o salário do médico, porém os médicos têm um mercado de trabalho aberto, sendo fácil a contratação em qualquer parte do estado ou mesmo do país e com o trabalho sobrecarregado e ainda tendo que se expor ao assinar encaminhamentos e receitas de remédios controlados, os médicos saem de fininho, deixando o PSF sempre capengando em nossa cidade.
Uma saída importante para aliviar a situação seria contratar um psiquiatra para atender os pacientes com transtornos mentais. A prefeita juntamente com a secretária de saúde devem quebrar a cabeça mais ainda, mas algo precisa ser feito pra fazer a coisa andar de verdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário