27/08/2013

A segurança pública e o papel da família e do estado



Temos visto uma grande onde de insegurança pública no nosso país e no mundo como um todo. A situação chega perto da calamidade em vários países e parece não ter solução. A situação é tão séria que o estado parece não ter uma saída. As famílias no geral também se omitem e muitas vezes até colaboram para o agravamento da situação. As escolas que têm um papel fundamental de educar têm perdido seu espaço e tem se perdido no espaço, haja vista que a falta de estrutura de boa parte das famílias têm provocado a mudança de comportamento dos alunos e muitas vezes crianças, adolescentes e jovens aterrorizam o ambiente escolar, causando problemas emocionais nos funcionários, mas principalmente nos professores que têm um contanto mais próximo com os alunos.

A família muitas vezes espera que apenas a escola eduque, onde na verdade a primeira instituição da qual o indivíduo faz parte é a família. A religião também precisa focar mais o trabalho com os valores morais e éticos da sociedade. Hoje, a humanidade caminha para um grande abismo onde muitos buscam as drogas para aliviar a tensão e resolver os seus problemas e na verdade se afundam cada vez mais nos problemas, pois as drogas caracterizam um grande problema para o viciado, para as famílias e para a sociedade em geral.

É hora das famílias, do estado por meio de suas instituições buscarem soluções, pois enquanto mais omissão existir, mais o problema vai aumentar, se tornando assim uma grande bola de neve.


Por José Lucicláudio Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário