16/05/2014

UFRN vai abrir 40 vagas para Medicina no Seridó

A primeira turma do curso de Medicina Multicampi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) será iniciada já no segundo semestre letivo deste ano. A autorização para que as 40 vagas do curso fossem criadas foi publicada na edição da última terça-feira (13) do Diário Oficial da União. O acesso, como acontece nos demais cursos da UFRN, será pelo Sistema SiSU. Serão abertas a cada semestre 40 vagas.

A graduação em Medicina vai funcionar nos campi da UFRN localizados nos municípios de Santa Cruz, Currais Novos e Caicó. Para a vice-reitora da UFRN, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, a autorização “é um dos passos importantes da Universidade no processo de expansão e interiorização em andamento, conforme prevê o plano da atual gestão, e está em sintonia com as necessidades e interesses regionais”.

De acordo com a reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, a diretriz do novo curso será voltado para preparar o profissional para atuar na saúde pública. “A gestão decidiu pensar um projeto pedagógico inovador para a formação de futuros médicos norte-riograndenses, que tenham compromissos com a saúde dos cidadãos”, explicou.

“Essa medida vai permitir que a médio e longo prazo tenhamos médicos suficientes para trabalhar em todos os cantos do nosso país”, destaca o ministro da Saúde, Arthur Chioro. “A ampliação do número de vagas vai ajudar também a levar os alunos de medicina para serem formados em municípios do interior do país, contribuindo para fazer um Brasil mais equilibrado, mais igual, com mais oportunidades e capacidade de resolver os problemas de saúde”, ressalta Chioro.

Terapia ocupacional
Uma novidade aguarda quem pretende ingressar na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), em 2015: a oferta do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, que vai funcionar com 40 vagas no Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Santa Cruz, município da Região do Trairi.

Primeiro a ser ofertado por uma instituição pública no Rio Grande do Norte, “o Curso de Terapia Ocupacional se associa aos demais em funcionamento no Campus Santa Cruz, para consolidar a área de saúde da Facisa”, analisa a reitora Ângela Paiva, ao receber a notícia da portaria do Ministério da Educação, publicada no DOU dessa quarta, 14. “O conhecimento a ser construído daqui por diante, por meio de pesquisa, vai favorecer a ampliação da expectativa de vida de quem mora na região”, observa.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário